segunda-feira, 5 de maio de 2008

A importância da Poda no cafeeiro


Uma prática conservacionista da lavoura é a poda do cafeeiro. Um dos principais motivos para a poda é o excesso de tamanho e o comprometimento do espaço entre as plantas. A poda também é recomendada quando a planta sofreu queimadas em decorrência de geadas, quando está com deficiência ou desequilíbrio nutricional e quando o cafeeiro está com idade superior a 10 anos. No cultivo de café adensado também é recomendada a poda, para evitar o excesso de porte.
A poda também está relacionada à característica da cafeicultura, que é o ciclo bianual. Gustavo Guerreiro, engenheiro agrônomo da Garcafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça) explica que em um ano os cafeeiros têm grande produtividade e no ano seguinte têm redução no volume de grãos colhidos. "O ramo que hoje produz muitos grãos, estará comprometido na safra seguinte. Por isso é recomendável que, de tempos em tempos, a planta seja podada".
Existem, atualmente, diversos tipos de podas. A recepa baixa consiste no corte do tronco de 30 a 40 centímetros. Esse tipo de poda é indicado nos casos em que o cafeeiro sofreu graves danos em toda sua extensão. Também pode ser feita a recepa alta, que se diferencia da anterior pela altura do corte, que varia entre 60 e 100 centímetros. A recepa não é indicada para lavouras velhas, pois o tempo que levará para voltar a produzir poderá ser superior ao tempo de produção de um novo plantio.
Outro tipo de poda é chamado decote, que pode ser o lenhoso e o herbáceo. A técnica consiste no corte horizontal do tronco e dos ramos, para que ocorra o brotamento. Com o decote, a planta libera hormônios de crescimento, que produzirão a renovação da parte superior da planta.
O esqueletamento é uma outra modalidade de poda. Trata-se do corte superior do caule e dos ramos laterais, que devem ficar a aproximadamente 20 centímetros da haste central. A poda de esqueletamento não pode ser realizada em todas as lavouras. Uma das restrições é em relação ao cultivo adensado. Em alguns casos, esse tipo de poda pode ocasionar a morte da raiz, o que potencializa a ação do nematóide.

Nenhum comentário: